Exposição fotográfica itinerante de ONG global mostra cuidado com crianças no Nordeste

Artes de Rafa Mattos e fotos de Lívia Neves chamam a atenção sobre a atuação da Aldeias Infantis SOS Brasil. Mostra acontece no Plaza Shopping, a partir do dia 16 de agosto (sexta-feira)

A Organização Humanitária Internacional Aldeias Infantis SOS Brasil – líder em cuidado infantil e que atua no Brasil há mais de 50 anos – inaugura, no Recife, a exposição itinerante “Transformação do Olhar”, com fotografias da fotojornalista Lívia Neves e intervenções artísticas do ilustrador Rafa Mattos. A mostra acontece de 16 a 25 de agosto, no Piso L3 do Plaza Shopping, em Casa Forte.

A exposição apresenta, por meio de um olhar documental e artístico, a atuação da SOS Aldeias Infantis na região Nordeste do Brasil ao longo de 2018, durante o projeto “Fortalecer”, uma das iniciativas que atendem crianças e jovens de 6 a 15 anos. Em traços e escritas, as fotografias são expostas em 24 painéis e reforçam o propósito de Herman Gmeiner, fundador da Organização em 1949, na Áustria, de que nenhuma criança nasce para crescer sozinha.

“Em 2018, fotografei a chegada das famílias venezuelanas refugiadas, o Projeto Fortalecer e as atividades realizadas dentro de comunidades atendidas pelos programas de Pernambuco e da Paraíba. Naturalmente, sempre busquei comunicar o que acontecia ali: os sorrisos, o afeto, o resultado. Foi a forma que encontrei, através do meu olhar, comunicar às atividades e as muitas transformações que acontecem dia-a-dia – digamos que, uma denúncia poética que vibra de forma positiva para atravessar as fronteiras sociais em que vivemos aqui”, explica Lívia Neves.

Rafa Mattos, que é realizador social do Movimento “Plante Amor, Colha o Bem” e um dos artistas sociais mais atuantes no Recife, é parceiro da organização. Ele já participou de ações da Aldeias Infantis SOS Brasil e vai fazer uma “live painting”, uma intervenção ao vivo em um dos painéis, no dia 20 de agosto, às 18h. Enquanto comunicador, usará sua arte para promover uma reflexão sobre a responsabilidade social e a importância das doações para a manutenção e existência de muitos projetos sociais. A ideia é que a intervenção remeta aos propósitos, palavras e frases de Herman Gmeiner (fundador e educador da ONG). “Toda imagem que você vê, tem uma história por trás. Essas mesmas histórias de vida fazem parte de um convite-propósito à nossa responsabilidade social com a infância e destaca a importância dos projetos realizados pela Aldeias Infantis SOS Brasil em toda a região Nordeste, assim como o seu impacto direto no estado de vulnerabilidade das crianças e jovens retratadas”, diz Rafa Mattos.

CINEMA – Cinquenta crianças atendidas pela Organização Humanitária Internacional Aldeias Infantis SOS Brasil em Pernambuco participam, na próxima terça-feira (20/8) de uma sessão de cinema exclusiva no UCI Plaza. Meninos e meninas vão assistir ao filme Toy Story 4, aventura da Pixar que aborda mais uma vez os laços de amizade entre os brinquedos e o seu propósito de cuidar e fazer uma criança feliz. Para muitos, será a primeira vez numa sala de cinema. Após a sessão, elas estarão junto com Rafa Mattos na intervenção que o artista realizará na exposição “Transformação do Olhar”. A iniciativa foi articulada pela coordenação de Responsabilidade Socioambiental do Plaza. 

Serviço:

O que: Exposição Transformação do Olhar
Data: De 16 de agosto a 25 de agosto
Local: Piso L3, Plaza Shopping

Sobre a Aldeias Infantis SOS Brasil

Como organização humanitária global, líder em cuidado infantil, a Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages International) atua no Brasil há mais de 50 anos, onde cuida de crianças, fortalece famílias, dá resposta às situações de emergência e advoga pelo direito de viver em família e comunidade. Presente em 27 localidades de Norte ao Sul do país, a Organização oferece atividades diárias que geram impactos positivos para mais de 11 mil pessoas, por meio de projetos de educação, esporte, lazer, geração de renda e empregabilidade, com foco na quebra dos ciclos de pobreza, violência e exclusão. Em Pernambuco, a instituição atua no Recife, em Igarassu, Araçoiaba e Paulista, impactando mais de 1.000 pessoas no estado.

Outras informações para a imprensa:
Lívia Neves – Supervisora – Relações Institucionais – Aldeias Infantis SOS Brasil

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: