Onde celebrar o Dia Mundial do Ceviche no Recife

O prato é considerado Patrimônio Cultural no Peru, país referência na elaboração e difusão do ceviche

Um prato simples e saboroso que atravessou séculos e ganhou importância em vários países tem um dia próprio para ser enaltecido. Em 28 de junho se comemora o Dia Internacional do Ceviche (ou cebiche), uma iguaria de origem andina que teve o primeiro registro feito há mais de quatro mil anos pelos povos que habitavam o Norte do Peru. País, aliás, que transformou o prato em orgulho nacional e é considerado Patrimônio Cultural.

Apesar de a receita original ter sido aperfeiçoada com o passar dos anos, a base do ceviche é essencialmente a mesma desde a sua criação: peixe branco de água salgada cru, com suco de alguma fruta cítrica, que acaba cozinhando o peixe por causa do ácido cítrico. Para celebrar a data em grande estilo, separamos três restaurantes para que você possa saborear o prato.

No Chiwake, casa comandada pelo chef Biba Fernandes que traz a essência da gastronomia peruana para capital pernambucana, conta com várias opções da iguaria. Para os amantes do prato, o Chiwake oferece algumas sugestões, entre elas, o clássico Ceviche de Pescado, o Nazcacom cubos de peixe, camarões e polvo marinado no limão com pepino agridoce, tomate-cereja finalizado com tarê, azeite e gergelim. Ceviche de Camarão e o de Lagosta também estão no menu da casa.

Já o Chicama, localizado no Cabanga, traz o novo Ceviche Terra Mar, composto por cubos e peixe em crema de ají com picles de beterraba e mix de fava e feijão verde crocante. A casa além do Nikkei, Tradicional, Pescado, Camarão. Há também opção para os adeptos ao vegetarianismo, tanto o Chiwake quanto Chicama trazem o Ceviche Vegano que é composto por banana da terra em cubos, cenoura em fios e moyashi marinados em crema de ají. Também acompanha batata doce, chips de banana, folhas verdes e favas crocantes.

O restaurante Ponte Nova, localizado nas Graças, também tem ceviche no cardápio. Para celebrar a data, o chef Joca Pontes sugere o Cê Vixe. A opção é uma entrada da casa composta de lâminas de pescado marinadas no limão com gaspachos de tomates verdes, castanha de caju, agrião e chips de banana verde. 

Fica ligado no nosso instagram

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: