AS RELAÇÕES ENTRE O MUNDO REAL E VIRTUAL NA MODA ATRAVÉS DO USO DA TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO EM 3D

Noa Raviv é uma artista multidisciplinar que vive em Nova York e que usa uma grande variedade de mídias para pesquisar e refletir sobre o conceito de realidade na sociedade contemporânea. Natural de Tel Aviv, em Israel, seu trabalho se destaca pela maneira como ela encara seu corpo e pela relação entre seus mundos interno e externo.

A TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO EM 3D

interesse da israelense pela tecnologia 3D surgiu após seus primeiros contatos com softwares de modelagem digital. A impressão em três dimensões possibilitou que as suas criações ganhassem volume e comunicassem conceitos ligados ao mundo real e ao virtual. Israel, seu país de origem, possui um grande destaque no cenário das indústrias de inovação tecnológica. E pra criar as peças que compõe a coleçãoNoa contou com a parceria do Stratasys, um dos maiores fabricantes de impressoras 3D do mundo.

“Os recursos tecnológicos da impressão 3D abrem novas portas para áreas de design anteriormente impossíveis com a moda artesanal, disse Noa Raviv para o Stratasys“Através da minha coleção, pude explorar a tensão entre o real e o virtual, entre 2D e 3D, e isso me inspirou a criar imagens digitais imperfeitas e padrões de grade distorcidos que são impossíveis de produzir usando métodos convencionais, ela conclui.

COLEÇÃO HARD COPY

artista lançou então a coleção Hard Copy em 2014, para a conclusão da sua graduação na Faculdade Shenkar de Engenharia e Design em Israel“Onde estudei havia uma variedade incrivelmente ampla de aulas para escolher. Os cursos em software 3Droupas de alfaiataria e bordados foram os meus favoritos, contou Noa para a The Wild Magazine.

ponto de partida para a criação das peças foi a escultura grega clássica“As esculturas gregas já representaram um ideal de beleza. Foram copiadas e reproduzidas muitas vezes ao longo da história até se tornarem uma repetição vazia de estilo e expressão. Vivemos em uma cultura onde tudo é replicado, então qual é o valor de um objeto original?” aponta o site da artista.

segunda grande inspiração da coleção veio da modelagem em 3D. Ela criou deliberadamente imagens digitais com defeitos usando um software. Os objetos deformados foram criados por um comando que o software não pode executar. Esses objetos não podem ser impressos nem produzidos na realidade. Eles existem apenas no espaço virtual.

Segundo o The Design Pot, Noa interpretou aquelas grades deformadas, transformando-as em belas formas fluidas que criam uma espécie de ilusão de ótica. A tensão entre o real e o virtual, entre 2D e 3D é o resultado final”.

Cada roupa apresenta uma “realidade alternativa” que existe dentro do mundo virtual. A grade, por exemplo, é uma das ferramentas usadas para dimensionar tamanhoescala proporção em programas como o Illustrator e o AutoCAD.

Por. Affonso Malagutti

Quanto ao material, Noa Raviv utilizou tecido plissado com uma técnica especial de coloração, além de tuleseda e organza em tons pretobranco e translúcido. Todos são aplicados em camadas, com babados e plissados ​​em formas volumosas. As saias brancas e translúcidas criam um fundo neutro para os volumes estampados.

Em entrevista para a So Catchy, ao ser questionada sobre qual a chave do sucesso na Moda, ela respondeu: “É realmente uma pergunta difícil. Eu acredito que é essencial trabalhar duro, seguir seu próprio caminho e ser uma pessoa legal”.israelense encara o trabalho de design com leveza, e o compara a brincar em uma caixa de areia“É muita bagunça e muita diversão. Ela ainda afirma que sua função é criar coisas bonitas, e que acredita que o design tem o poder de gerar mudanças e tornar o mundo em um lugar melhor para viver.

# Afonso – atua como artista visual e ilustrador e tem dificuldade em ficar parado. Amante dos trabalhos manuais desde pequeno, ele se dedica ao bordado manual como expressão artística e acredita que com criatividade é possível transformar o espaço e as pessoas ao seu redor.

Affonso Malagutti – já escreveu 56 posts no Follow the Colours.

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