25 de junho: Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Dia 25 de julho é considerado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A data é importante para reafirmar conquistas importantes para a população negra e feminina, como, por exemplo, a Lei Maria da Penha e a as Leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008, que tornam o ensino da história e cultura Afro-Brasileira e indígena obrigatório nas escolas, entre outros grandes marcos deste enfrentamento.

Só no Brasil, as mulheres negras representam 55,6 milhões, essas chefiam cerca de 41,1% das famílias negras do país, e recebem em média apenas 58,2% da renda das mulheres brancas. Deixando claro assim as desigualdades existentes no país.

O número de feminicídios quando tratamos de mulheres negras também é outro dado alarmante, pois esse aumentou cerca de 54% nos últimos dez anos. Já os dados da violência contra a mulher indígena, mostram que uma em cada três delas serão estupradas em suas vidas.

Logo, o Dia de hoje se mostra de imensa relevância para nossa luta diária pela igualdade tanto feminina, quanto racial, que nós aqui da Revista Jurema vivemos todos os dias.

Sendo assim, feliz dia de Luta a todas nós.

Aproveita e fica ligada no nosso instagram!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: